Neste episódio mantemos a sequência de apresentações sobre instrumentos para medir letramento em saúde. Hoje apresentamos o HLS, ou Health Literacy European Survey Questionnaire - HLS-EU-Q. Este questionário foi desenvolvido num contexto bem interessante, aliando definição, modelo conceitual e o instrumento propriamente dito. Quem vai falar sobre ele é o Dr. Fábio Luiz Mialhe, cirurgião-dentista, professor associado da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, da UNICAMP, na área de Educação e Promoção da Saúde, e membro da Diretoria Científica da REBRALS. Abaixo colocamos algumas referências relacionadas à fala de nosso convidado. SØRENSEN, K., VAN DEN BROUCKE, S., PELIKAN, J.M. et al. Measuring health literacy in populations: illuminating the design and development process of the European Health Literacy Survey Questionnaire (HLS-EU-Q). BMC Public Health, v. 13, 948, 2013. SØRENSEN, K.; BROUCKE, S.V.D.; FULLAM, J. et al. Health literacy and public health: a systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, London, UK, v.12, n. 80, p. 1-13, 2012. PELIKAN, J.M. Measuring comprehensive health literacy in general populations: validation of instrument, indices and scales of the HLS-EU study (2014). Disponível em: https://www.bumc.bu.edu/healthliteracyconference/files/2014/06/Pelikan-et-al-HARC-2014-fin.pdf PELIKAN, J. M.; ROTHLIN, F.; GANAHL, K. Comparative report on health literacy in eight EU member states. Disponível em: http://cpme.dyndns.org:591/adopted/2015/Comparative_report_on_health_literacy_in_eight_EU_member_states.pdf