Há algum tempo pesquisadores brasileiros têm sentido a necessidade de estabelecer parcerias para cooperação técnica, científica e desenvolvimento de pesquisas em letramento em saúde. A partir de 2013, houve crescimento exponencial do interesse pela temática, resultando no aumento do número de pesquisas realizadas, tradução de instrumentos para avaliação do letramento em saúde para o português brasileiro e, cada vez mais, convites para palestrar sobre o tema em eventos, cursos e grupos de estudos.
Desse movimento de estudiosos surgiu a ideia de se criar uma rede de profissionais de saúde que trabalham e/ou pesquisam sobre o tema, visando facilitar o compartilhamento do conhecimento e fortalecer o interesse pelo letramento em saúde. E, assim, surgiu a REBRALS – Rede Brasileira de Letramento em Saúde, como meio de potencializar a produção de conhecimento e divulgação do tema entre profissionais que atuam na saúde.
A REBRALS foi formalizada em abril e oficialmente lançada em novembro de 2019, no I Encontro da Rede Brasileira de Letramento em Saúde realizado em Goiânia – Goiás, que contou com mais de 240 participantes, entre profissionais e estudantes.
O grupo fundador da REBRALS integra professores, profissionais e alunos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia oriundos de quatro regiões do país. A rede tem crescido a cada dia e, em junho de 2021, já conta com 75 membros oriundos de todas as regiões brasileiras.
Como marco histórico, em março de 2021 a REBRALS promoveu a 1ª Conferência Brasileira de Letramento em Saúde, com a participação de convidados internacionalmente reconhecidos do Brasil, Canadá, Dinamarca, Portugal e Estados Unidos, integrando quase 300 participantes de todas as regiões do Brasil e de Portugal.
Todos são bem-vindos a esse time! Faça parte dele você também!
Fortalecer o letramento em saúde no Brasil por meio do intercâmbio de informações e de experiências multiprofissionais dessa temática nas práticas do cuidado em saúde; por meio da geração e divulgação do conhecimento científico; e por meio da formação de recursos humanos letrados em saúde.
Liderar a inserção do letramento em saúde na formação e prática profissional, e ainda na incorporação dos seus princípios na elaboração das políticas públicas de saúde brasileiras.
Responsabilidade e controle social;
Cuidado centrado na pessoa, na família e comunidade;
Sustentabilidade das ações em saúde;
Intersetorialidade no trabalho.
29/08/2021
Título exemplo do regimento
Texto resumo da descrição do regimento 1 que irá constar nesta área reservada…
Enfermeira
Professora titular da Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado). Área de atuação e pesquisa relacionadas ao letramento em saúde, qualidade de vida e cuidados críticos. Vice-líder do Núcleo de Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida da UFG. Integrante da International Health Literacy Association (IHLA). Membro Fundador da REBRALS.
Enfermeira
Professora Adjunta da Universidade de Brasília – Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem. Autora da tradução e validação do instrumento Health Literacy Questionnaire para o português brasileiro. Área de atuação e pesquisa relacionadas ao cuidado do adulto e idoso e letramento em saúde. Integra o Núcleo de Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida da UFG e a International Health Literacy Association (IHLA). Membro Fundador da REBRALS
Nutricionista
Professora Emérita da Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Disciplinas Letramento em Saúde e Nutrição e Doenças Crônico-Degenerativas. Líder do grupo de pesquisa Nutrição e Doenças Crônico-Degenerativas. Integrante da International Health Literacy Association (IHLA). Membro Fundador da REBRALS.
Médico
Mestre em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ. Empreendedor de impacto social na Pulsares: primeira empresa brasileira focada em letramento em saúde, que desenvolveu um novo modelo de orientação medicamentosa. Facilita processos em Comunicação Não Violenta, é fellow do Social Good Brasil e integra a International Health Literacy Association (IHLA). Membro Fundador da REBRALS.
Enfermeira
Enfermeira. Atua na Gerência de Planejamento do SUS da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande- MS. Enfermeira do Hospital Regional do Mato Grosso do Sul. Integrante do grupo de pesquisa em Letramento em Saúde nos Serviços de Urgência e Emergência. Membro Fundador da REBRALS.
Enfermeira
Enfermeira. Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto de Neurologia de Goiânia. Professora substituta da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Curso de Enfermagem. Doutoranda pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Membro Fundador da REBRALS.
Enfermeira
Professora titular da Universidade Federal De Goiás, Faculdade de Enfermagem. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado). Área de atuação e pesquisa relacionadas ao letramento em saúde, qualidade de vida e cuidados críticos. Vice-líder do Núcleo de Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida da UFG. Integrante da International Health Literacy Association (IHLA). Membro Fundador da REBRALS.
Enfermeira
Enfermeira. Professora Adjunta da Universidade de Brasília – Faculdade Ceilândia. Líder do Grupo de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde: Gestão, Gerência e Cuidado. Membro Fundador da REBRALS.
Enfermeira
Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande. Doutoranda do Programa de Saúde Coletiva da UECE. Pesquisa na área de saúde da mulher, violência e letramento em saúde. Membro Fundador da REBRALS.
Enfermeira
Professora Adjunta da Universidade de Brasilia – Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem. Autora da tradução e validação do instrumento Health Literacy Questionnaire para o português brasileiro. Área de atuação e pesquisa relacionadas ao cuidado do adulto e idoso e letramento em saúde. Integra o Núcleo de Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida da UFG e a International Health Literacy Association (IHLA). Membro Fundador da REBRALS
Nutricionista
Professora da Universidade de Fortaleza e servidora do Distrito Sanitário Especial Indígena-CE. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Nutrição e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos temas: Nutrição em Saúde Coletiva, educação em saúde, nutrição materno-infantil, alimentos e abordagem interdisciplinar. Membro Fundador da REBRALS.
Médico
Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Curso de Enfermagem.Atua principalmente nos temas: Processo de Envelhecimento, Saúde do Idoso, Saúde Coletiva, Estudos Epidemiológicos, Doenças Crônicas. Participa do Grupo de Investigação em Promoção da Saúde e Integralidade do Cuidado da PUC Goiás e do Núcleo de Pesquisa em Geriatria e Gerontologia da Esc.Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo.Membro Fundador da REBRALS.
Cirurgião Dentista
Professor Livre-Docente da Universidade de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Docente Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Mestrado e Doutorado). Experiência nas áreas de Odontologia e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos temas: Educação e Promoção da Saúde, Letramento em Saúde, Qualidade de Vida, Determinantes Sociais da Saúde. É membro da International Union for Health Promotion and Education (IUHPE) e da International Health Literacy Association (IHLA).Membro Fundador da REBRALS.
Enfermeira
Professora Adjunta da Universidade Federal de Jataí, Curso de Enfermagem. Autora da tradução e validação do instrumento Health Literacy Questionnaire para o português brasileiro. Área de atuação e pesquisa relacionadas ao cuidado do adulto e idoso e letramento em saúde. Integra o Núcleo de Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida da UFG e a International Health Literacy Association (IHLA). Membro Fundador da REBRALS
Nutricionista
Professora Emérita da Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Disciplinas Letramento em Saúde e Nutrição e Doenças Crônico-Degenerativas. Líder do grupo de pesquisa Nutrição e Doenças Crônico-Degenerativas. Integrante da International Health Literacy Association (IHLA). Membro Fundador da REBRALS.
Enfermeira
Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Curso de Enfermagem. Líder do Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde e Integralidade do Cuidado. Áreas temáticas de pesquisa: cuidado centrado em pessoas no enfrentamento das condições crônicas.Integrante da International Health Literacy Association (IHLA).Membro Fundador da REBRALS
Enfermeira
Atua na Unidade de Perícias Médicas, Segurança do Paciente e Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Força Aérea de Brasília. Área de atuação em pesquisa relacionadas ao cuidado do adulto e idoso, doenças crônicas, letramento em saúde e qualidade de vida. Integra o Núcleo de Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida da UFG e a International Health Literacy Association (IHLA). Membro Fundador da REBRALS
Enfermeira
Professora da Faculdade Sul-Americana, Curso de Enfermagem e do Centro Universitário de Mineiros, Curso de Medicina. Integra o Núcleo de Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida (NEPAQ-UFG). Membro Fundador da REBRALS.
Enfermeira
Professora Adjunto da Universidade Federal do Tocantins. Doutoranda pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Integrante do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Cuidado da UFT e da International Health Literacy Association (IHLA). Membro Fundador da REBRALS.
Enfermeira
Professora Titular da Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado). Área de atuação e pesquisa relacionadas à família, cuidados intensivos, letramento em saúde. Integra o Núcleo de Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida da UFG. Integrante da International Health Literacy Association (IHLA).Membro Fundador da REBRALS.
Enfermeira
Professora da Faculdades Integradas da América do Sul – INTEGRA, Curso de enfermagem. Doutoranda pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Enfermeira da Secretária Municipal de Saúde de Caldas Novas. Integra o Núcleo de Estudos em Paradigmas Assistenciais e Qualidade de Vida (NEPAQ-UFG). Membro Fundador da REBRALS.
Médico
Mestre em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ. Empreendedor de impacto social na Pulsares: primeira empresa brasileira focada em letramento em saúde, que desenvolveu um novo modelo de orientação medicamentosa. Facilita processos em Comunicação Não Violenta, é fellow do Social Good Brasil e integra a International Health Literacy Association (IHLA). Membro Fundador da REBRALS.
Enfermeira
Atua na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital América em Goiânia. Membro Fundador da REBRALS.
Copyright © 2024. REBRALS. Todos os direitos reservados.