Quem somos nós

Há algum tempo pesquisadores brasileiros têm sentido a necessidade de estabelecer parcerias para cooperação técnica, científica e desenvolvimento de pesquisas em letramento em saúde. A partir de 2013, houve crescimento exponencial do interesse pela temática, resultando no aumento do número de pesquisas realizadas, tradução de instrumentos para avaliação do letramento em saúde para o português brasileiro e, cada vez mais, convites para palestrar sobre o tema em eventos, cursos e grupos de estudos.

Desse movimento de estudiosos surgiu a ideia de se criar uma rede de profissionais de saúde que trabalham e/ou pesquisam sobre o tema, visando facilitar o compartilhamento do conhecimento e fortalecer o interesse pelo letramento em saúde. E, assim, surgiu a REBRALS – Rede Brasileira de Letramento em Saúde, como meio de potencializar a produção de conhecimento e divulgação do tema entre profissionais que atuam na saúde.
A REBRALS foi formalizada em abril e oficialmente lançada em novembro de 2019, no I Encontro da Rede Brasileira de Letramento em Saúde realizado em Goiânia – Goiás, que contou com mais de 240 participantes, entre profissionais e estudantes.

O grupo fundador da REBRALS integra professores, profissionais e alunos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia oriundos de quatro regiões do país. A rede tem crescido a cada dia e, em junho de 2021, já conta com 75 membros oriundos de todas as regiões brasileiras.

Como marco histórico, em março de 2021 a REBRALS promoveu a 1ª Conferência Brasileira de Letramento em Saúde, com a participação de convidados internacionalmente reconhecidos do Brasil, Canadá, Dinamarca, Portugal e Estados Unidos, integrando quase 300 participantes de todas as regiões do Brasil e de Portugal.
Todos são bem-vindos a esse time! Faça parte dele você também!

Missão, Visão e Valores

Missão

Fortalecer o letramento em saúde no Brasil por meio do intercâmbio de informações e de experiências multiprofissionais dessa temática nas práticas do cuidado em saúde; por meio da geração e divulgação do conhecimento científico; e por meio da formação de recursos humanos letrados em saúde.

Visão

Liderar a inserção do letramento em saúde na formação e prática profissional, e ainda na incorporação dos seus princípios na elaboração das políticas públicas de saúde brasileiras.

Valores

Responsabilidade e controle social;
Cuidado centrado na pessoa, na família e comunidade;
Sustentabilidade das ações em saúde;
Intersetorialidade no trabalho.

Regimento Interno

29/08/2021
Título exemplo do regimento
Texto resumo da descrição do regimento 1 que irá constar nesta área reservada…

Diretorias