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Neste episódio continuamos a abordar os instrumentos de aferição do letramento em saúde. Hoje o episódio vai ser um pouco diferente. O letramento em saúde pode ser específico para algumas áreas, como nutrição e odontologia. Hoje vamos falar de um instrumento de aferição de letramento nutricional. Trata-se da Nutritional Literacy Scale (NLS). Quem vem nos falar sobre ela é a autora da versão brasileira do instrumento, Christiane Pineda Zanella. Ela é nutricionista, doutora em Saúde Coletiva e professora do Curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza. Colocamos, abaixo, as referências do instrumento original e da versão brasileira. Diamond, J.J. Development of a reliable and construct valid measure of nutritional literacy in adults. Nutr J, v.6, article number 5, 2007. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1804274/pdf/1475-2891-6-5.pdf ZANELLA, C. P. Tradução, adaptação cultural e validação da Nutritional Literacy Scale (NLS) segundo a Teoria de Resposta ao Item (TRI). 130f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Associação Ampla Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Ceará e Universidade de Fortaleza. Fortaleza, 2015.

Neste episódio continuamos a abordar os instrumentos de aferição do letramento em saúde. Hoje vamos falar do SAHLPA. Sigla para Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-speaking Adults, ou, como chamado pelos seus autores, Avaliação Breve de Alfabetismo em Saúde em Português para adultos. Este instrumento tem uma versão longa, com 50 palavras e uma curta, com 18 palavras. Abaixo seguem as referências bibliográficas do instrumento original (LEE et al., 2006) e do validado para o português brasileiro, por Apolinário et al. (2012). Também colocamos os links de acesso à base de dados aonde estas versões estão indexadas, bem como os links de acesso direto às duas versões do instrumento.

Apolinario, D.; Braga, R. C. O. P.; Magaldi, R. M, et al. Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-speaking Adults. Rev. Saúde Pública, v.46, n. 4, p. 702-711, 2012.

Lee, S. Y.; Bender, D. E.; Ruiz, R. E. et al. Development of an easy-to-use Spanish Health Literacy test. Health Serv Res, v. 41, n. 4 pt 1, p. 1392-412, 2006.

Health Literacy Tool Shed. Link de acesso: https://healthliteracy.bu.edu/

SAHLPA-50 Link de acesso: https://healthliteracy.bu.edu/sahlpa-50

SAHLPA-18 Link de acesso: https://healthliteracy.bu.edu/sahlpa-18

Neste episódio, a coordenadora da REBRALS, Virgínia Visconde Brasil, fala sobre os resultados atingidos com a 1a. Conferência Brasileira de Letramento em Saúde. Ela fala sobre participantes, palestrantes, resumos, anais, experiências exitosas, premiações e muito mais. A Dra. Virgínia é Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Profa. Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Atua tanto na graduação quanto no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem desta Universidade.

Neste episódio vamos conhecer mais um instrumento para medir o letramento em saúde. Trata-se do TLS – Teste de Letramento em Saúde. Para falar sobre ele trouxemos a Carla Andrea Daros Maragno. Ela é farmacêutica, Mestre em Ciências Farmacêuticas e docente do Curso de Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Ela atua na área de letramento em saúde desde o seu mestrado, onde desenvolveu o TLS.
Deixamos com vocês a referência da publicação do TLS: Maragno, C.A.D.; Mengue, S.S.; Moraes, C.G.; Rebelo, M.V.D.; Guimarães, A.M.M.; Dal Pizzol, T.D.S. Test of health literacy for Portuguese-speaking adults. Rev Bras Epidemiol. 2019;22:e190025. doi: 10.1590/1980-549720190025.
Deixamos também o link de acesso para o download do instrumento e das instruções para sua utilização, o www.ufrgs.br/tls.