Podcasts

Podcasts

Neste episódio, a coordenadora da REBRALS, Virgínia Visconde Brasil, fala sobre os resultados atingidos com a 1a. Conferência Brasileira de Letramento em Saúde. Ela fala sobre participantes, palestrantes, resumos, anais, experiências exitosas, premiações e muito mais. A Dra. Virgínia é Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Profa. Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Atua tanto na graduação quanto no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem desta Universidade.

Neste episódio vamos conhecer mais um instrumento para medir o letramento em saúde. Trata-se do TLS – Teste de Letramento em Saúde. Para falar sobre ele trouxemos a Carla Andrea Daros Maragno. Ela é farmacêutica, Mestre em Ciências Farmacêuticas e docente do Curso de Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Ela atua na área de letramento em saúde desde o seu mestrado, onde desenvolveu o TLS.
Deixamos com vocês a referência da publicação do TLS: Maragno, C.A.D.; Mengue, S.S.; Moraes, C.G.; Rebelo, M.V.D.; Guimarães, A.M.M.; Dal Pizzol, T.D.S. Test of health literacy for Portuguese-speaking adults. Rev Bras Epidemiol. 2019;22:e190025. doi: 10.1590/1980-549720190025.
Deixamos também o link de acesso para o download do instrumento e das instruções para sua utilização, o www.ufrgs.br/tls.