Neste episódio continuamos a abordar os instrumentos de aferição do letramento em saúde. Hoje o episódio vai ser um pouco diferente. O letramento em saúde pode ser específico para algumas áreas, como nutrição e odontologia. Hoje vamos falar de um instrumento de aferição de letramento nutricional. Trata-se da Nutritional Literacy Scale (NLS). Quem vem nos falar sobre ela é a autora da versão brasileira do instrumento, Christiane Pineda Zanella. Ela é nutricionista, doutora em Saúde Coletiva e professora do Curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza. Colocamos, abaixo, as referências do instrumento original e da versão brasileira. Diamond, J.J. Development of a reliable and construct valid measure of nutritional literacy in adults. Nutr J, v.6, article number 5, 2007. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1804274/pdf/1475-2891-6-5.pdf ZANELLA, C. P. Tradução, adaptação cultural e validação da Nutritional Literacy Scale (NLS) segundo a Teoria de Resposta ao Item (TRI). 130f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Associação Ampla Universidade Estadual do Ceará, Universidade Federal do Ceará e Universidade de Fortaleza. Fortaleza, 2015.